China espera que EUA criem condições necessárias para discussões comerciais em setembro’

A China e os Estados Unidos estão discutindo a próxima rodada de negociações comerciais presenciais marcada para setembro, mas as expectativas de avanço dependem da capacidade dos EUA de criarem condições favoráveis, disse nesta quinta-feira o Ministério do Comércio da China.

Na mais recente intensificação da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma taxa adicional de 5% sobre cerca de 550 bilhões de dólares em produtos chineses.

A medida foi anunciada horas depois de a China divulgar tarifas retaliatórias sobre 75 bilhões de dólares em mercadorias norte-americanas.

A China espera que os EUA possam cancelar as tarifas adicionais planejadas para evitar uma piora da disputa, disse o porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, a repórteres nesta quinta-feira.

“O mais importante no momento é criar condições necessárias para ambos os lados continuarem com as negociações”, disse ele.

Gao reiterou que a China tem “amplas” medidas retaliatórias se Washington seguir em frente com as tarifas, mas que quer resolver a questão calmamente.

Gao também se recusou a fornecer qualquer detalhe quando questionado se houve um telefonema nesta semana entre os dois países.

“Até onde eu sei, ambas as equipes comerciais vêm mantendo comunicação efetiva”, disse ele.

Fonte: Agrolink

Dúvidas?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *