Tempo seco retorna ao Rio Grande do Sul

Após uma semana de chuva expressiva e muito calor no Rio Grande do Sul, entre 30 de dezembro e 05 de janeiro, o tempo seco retorna ao estado. Os próximos sete dias serão de calor e pouca chuva, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico desta quinta-feira (06), elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

O tempo seco vai predominar em todas as regiões nesta sexta-feira (07), com temperaturas mais amenas no período noturno e valores elevados durante o dia. No final de semana o tempo firme seguirá predominando, com elevação das temperaturas em todas as regiões. No entanto, a combinação de calor e umidade poderá provocar pancadas isoladas de chuva e trovoadas, típicas de verão, principalmente na Metade Norte.

As temperaturas devem ficar em torno de 40ºC entre a segunda (10) e quarta-feira (11) com a presença do ar quente e úmido. Ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões. Os totais previstos deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das localidades, podendo alcançar 20 mm no Alto Uruguai, Planalto, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra, segundo o boletim.

Chuvas
Na última semana, as chuvas voltaram a ocorrer de forma expressiva no estado. Inicialmente, elas vieram em forma de pancadas de chuvas típicas de verão em algumas regiões, começando na quinta-feira (30). Já na segunda (03) e terça-feira (04), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) manteve uma grande variação de nuvens, com calor e pancadas de chuva na maior parte do Estado. Na quarta-feira (05), a propagação de uma frente fria provocou chuva em todas as regiões.

Ao longo da semana, os volumes acumulados oscilaram entre 15 e 35 mm na maioria das localidades do Estado. Algumas regiões superaram esses totais. Nas Missões, Planalto e Alto Uruguai os totais oscilaram entre 40 e 60 mm, e superaram 70 mm em alguns municípios. Os valores mais expressivos registrados na rede de estações INMET/SEAPDR foram registrados em Erechim e Quaraí (42 mm), São Luiz Gonzaga (52 mm), Alegrete (58 mm), Ibirubá (67 mm), Getúlio Vargas (70 mm), Bossoroca (73 mm) e São Francisco de Paula (77 mm).

No início da semana analisada, as temperaturas passaram dos 40ºC em algumas regiões, devido a uma massa de ar quente e úmido. A temperatura mínima ocorreu no dia 01/01/22 em São José dos Ausentes (12,8°C) e a máxima foi registrada em Campo Bom (41,1°C) no dia 02/01/22.

Fonte: SEAPDR

Tempo seco retorna ao Rio Grande do Sul

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *